Quem Somos


Quem somos nós



Imagem: Leander
    Guiados pela necessidade de ampliação da relação da Arte Sequencial, também conhecida como “Quadrinhos”, ou “Nona Arte”, como área de pesquisa das Artes Visuais, optamos por organizar uma produção que fomentasse a contemplação desta pelo âmbito acadêmico e pela adesão popular. O mesmo já é comum a grandes Metrópoles aonde projetos cada vez mais relevantes ampliam exponencialmente as possibilidades de exploração da mídia quadrinística, caracterizando, entre outros, selos de adaptações cinematográficas e literárias. Para que nossos empenhos, no entanto, se convertessem genuinamente ao aspecto primeiro de nossas pretensões, isto é, constituir-se um mercado relacionado à criação e discussão do assunto, urgia-se que optássemos por um instrumento expositor de tais idéias: A Internet.
Assim, por volta de um ano atrás, em novembro de 2009, o site de Jornalismo Cultural, Revista Catorze, Revista catorze apresentou pela primeira vez o encarte eletrônico de quadrinhos, assim chamado, “K-ótica”. O título da iniciativa, além de trocadilho, cita em clareza o século cujo Pós-modernismo traz nossa área de jogo e diálogo para com nossos temas.

     Nesse intercurso, tendo produzido mais de 150 páginas de material inédito, iniciado séries e acrescido profissionais ao mercado de quadrinhos, lançamos três exemplares impressos com média de 30 páginas cada, além de termos recebido o Prêmio Poty de melhor lançamento de 2009, pela Associação Brasileira de Arte Sequencial.  Diversos sites especializados circularam nossas histórias, tendo o Site Oficial da Revista Marie Claire, em sua sessão de lazer e design, nos definido com a frase “Vale a pena conhecer um pouco dessa bela arte fora do circuito Rio-São Paulo.”

     Hoje, a publicação conta com mais de vinte colaboradores, entre desenhistas, pintores digitais, designers, roteiristas e pesquisadores. Sendo estes, Graduandos, Mestrandos e até Mestres e Doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Página da revista Palumbo dedicada a K-ótica

Nosso projeto



Imagem: Leander
Temos interesse de adicionar às nossas atividades um ciclo de oficinas a se configurar num Curso de Arte em Quadrinhos.  Aonde possamos abraçar as possibilidades latentes de interdisciplinaridades que o estudo da Nona Arte é capaz de abarcar, usando-o como eixo de uma metodologia de ensino de Arte em que, no preenchimento teórico e prático da produção artística, o aluno-produtor, termo por nós cunhado, desenvolva as vias de relação com seu ser criativo em confluência a atividades acadêmicas e criação de mercado. Em suma, defendemos a continuidade periódica de nossas publicações associada a uma Escola de Arte conceitualmente atrelada a essa produção. Para tanto, pleiteamos hoje um espaço físico para estruturar tal projeto.




Parceiros e Patrocínio


 vida comercial de uma obra artística implica em sua produtibilidade midiática ou instrumental. Em caso de nosso produto em andamento e análise, vemos o papel dos patrocinadores como o de prover recursos financeiros e materiais para execução de atividades as quais se propõe o projeto. Em retorno a tais atividades, marcas e propagandas das empresas e negócios associados ocuparão, naturalmente, um espaço prioritário tanto no site do Projeto, ainda em construção, quanto em nossos impressos periódicos, cuja circulação abrangerá a Grande Natal e Parnamirim. Já existem revistas e trabalhos on line que garantem um público em crescimento para o consumo comercial e intelectual dos periódicos.

Por Marcos Guerra


Contatos

Marcos Guerra, editor e organizador do Projeto – 81252823 – Email: guerra.kotica@gmail.com.







Nenhum comentário:

Postar um comentário