sábado, 3 de novembro de 2012

Lançamento de "Intifada dos Pinholés", de Aluísio Azevedo Júnior


O VÍRUS DO ANIVERSÁRIO



"-Você é um filosófo embriagado, triste. E, segundo meus

meticulosos estudos comportamentais e psicológicos, posso

ainda acrescentar: Você está deprimido"



Aluízio Azevedo Jr, "Intifada dos Pinholés



A Livraria Nobel Salgado Filho completou um ano de sua fundação. Um ano de livraria é como um ano de escola, de hospital, e sacerdócio juntos; mas com a graça de um subjetivismo que os folga de ter que aprovar alunos, prescrever remédios e cumprir rituais! A Livraria é colégio, mas sem nota, é pronto-atendimento, mas não do corpo, é sagrada, mas sem divindade!


Contarei uma história sem dar nomes aos bois. Um certo repórter visitou concorrentes comerciais da Nobel, afim de inocentes entrevistas. Foi um dia de chás de cadeira. Ignorado pelos gerentes, o pobre Capote, ficou na dúvida se era problema de desodorante vencido ou apenas falta de carisma pessoal. Portas fechadas? Por que senhoras Livrarias? Daí, que em um desses ambientes, num disse-me-disse, descobre-semque o tal repórter era agente federal nas horas vagas.

Menino, o tratamento mudou! Que chá que nada! Entre aqui, coma uma bolacha, escore os pés, vista este pijama de seda!

Na Nobel Salgado Filho ele não precisou dessa abordagem. O cara foi recebido, louvado, ouvido e ouvinte! Pelos céus, estamos na era da informação! Ao país de homens e livros do Lobato, adicionemos educação! É um resulto óbvio dos dois, mas não é que há quem esqueça?

Um nível profissional não deve ser menor que seu nível humano. Aliás, que profissional deveria ser? Nas ditas ciências humanas, aonde começa o humano e termina a ciência?

Não é coincidência que o Livro, "Intifada do Pinholés", de Aluízio Azevedo Júnior, cujo lançamento se deu na ocasião do aniversário da Livraria, trate justamente dessa pergunta, mas na polêmica esfera da Política. O autor, por sinal, além de responsável pelo estabelecimento, assoma as qualidades de pintor, escritor e poeta. Conheci seu trabalho no livro "Ubaia doce", em que uma conspiração toma lugar na cidade do Natal: Fatos e lugares reais integrados naquela ficção intrigante em que a sensação de "Isto aconteceu mesmo?" nos acompanha ao longo de suas páginas relampejadas de convite!

"Intifada..." também não nos poupa. O vocabulário de nuances filosóficas, quase formal, se mistura a imagens pitorescas, como a de ébrios revolucionários (redundância?) babando sonhos um no outro! Um Romance Político e Politizante, risonho  e desesperado! 

É por isso que eu gosto da Livraria cujo dono lança livros! Gosto dos autores Potiguares na primeira prateleira! As Pinturas e Cafés Literários toda última terça do mês! Saudemos o ano que passou e chamemos os próximos tantos a este espaço de conhecimento! Há mais fato nisto, amigos, do que em toda a cobertura televisiva potiguar! Abram os livros e descubram!

Texto de Marcos Guerra
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif



"Intifada dos Pinholés", de Aluísio Azevedo Júnior

Dilma MedeirosEdinaldo Araújo da SilvaDalvaci NevesCristovao Mendonca e Aluísio Azevedo Júnior.

         Nesta Quarta feira, dia 31 de outubro houve o lançamento da mais nova obra de Aluísio Azevedo Júnior, "Intifada dos Pinholés" e é claro que a equipe da K-ótica não poderia estar de fora! O evento ocorreu na Livraria Nobel da Salgado Filho com direito a autógrafos e a comemoração do 1 ano da Livraria Nobel. 

Leander, Cristiane Cavalcante, Marcos Guerra, Aluísio Azevedo Júnior, Renato MedeirosJanne Santos, Lany Santos e Paulo Silva.



Postado por Janne Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário