terça-feira, 4 de dezembro de 2012


                                                                 O que fica da Fliq!


     A FLIQ veio para ficar! Evento o qual, Natal se punha faminta a sonhar, alcançou sua segunda edição com a modesta adição de meus aplausos. E pessoalmente, até um pouco mais: Pois, como membro da K-ótica, tive o prazer de conhecer pessoalmente, ao meio da Mesa-redonda em que participei, dois excelentes autores: O grande Flávio Luiz, da Bahia, e o mestre Henrique Magalhães, da Paraíba.


     Misturando a formalidade de nossas apresentações à Mesa, cujo tema era “Quadrinhos Independentes” (Independência é vida!), ao bate-papo descontraído de antes e depois da mesma, pude saber mais um pouco sobre suas áreas de interesse e atuação. Tratarei primeiro, por deliberada proximidade geográfica, do meu papo com Henrique Magalhães!

     Além de Editor de sua “Marca da Fantasia”, assina extensa obra acadêmica, fomentando pesquisas sobre o fenômeno do Fanzine. E não é só! O autor produz suas incursões às tiras com sua personagem “Maria”, onde crítica social se une a um traço limpo e apaixonante!. Eu, ele e Leandro Moura, também quadrinista da K-ótica e Co-autor de “O Evangelho Segundo o Sangue”, sentamos à beira do palco e tivemos nossos poucos minutos não microfonados da noite. Henrique nos falou da época que visitou Natal como membro dos movimentos underground nos anos 70. Um relato rápido, mas inspirador. Conheçam mais sobre o autor em http://www.marcadefantasia.com/

     Outra surpresa foi a comunicabilidade do talentoso Flávio Luiz, que esbanjou sketches aos volumes encadernados de seu Aú, o Capoeirista! E por sinal, ao vê-lo em ação, comentei: -Seu desenho é perfeito, falta só algum defeito! Já à Mesa, ele tomou “de conta” da explanação. “Se quer ser universal, fala da tua aldeia”, disse ele, citando Dostóievsky, em respeito de seu regionalismo. Com sua história de Cangaceiro/Apocalíptica, “O Cabra”, e suas reinterpretações da Cultura Nordestina num vibrante novo universo em quadrinhos, só posso concluir que Flávio Luiz é universal! Saibam mais em  http://www.auocapoeirista.com.br/




     Aglutinei esses e outros momentos aos recantos mais carinhosos do que ficou na memória corrida daqueles quatro dias de evento e Cientec simultâneos! Além de saborear momentos como os relatados acima, a nossa equipe teve um nível de visitação recorde; uma grande quantidade de novos leitores! O que nos faz apenas capitular mais uma vez o nosso muito obrigado aos envolvidos, envolventes e evoluídos presentes! Obrigado a todos e aguardem aquelas novidades que a K-ótica está acostumada a prometer e cumprir! Viva o Quadrinho Brasileiro!


Marcos Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário