segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


   ARTE-RN: UM MERGULHO NA PRÓPRIA FACE!
Por Marcos Guerra

    Após muito pensar sobre como iniciar esse texto, decidi começar dizendo que sou Professor de Arte. Dou aula desde 2006, e já devo ter passado por alguns milhares de mundos diferentes, se levarmos em conta a quantidade de cabeças que tive a oportunidade de conhecer. Cansado de olhar para o outro em busca de apenas a mim mesmo, tenho sido Quadrinista, Poeta, Pintor e Professor, aliás. Não separo essas atividades, pois todas se baseiam na obliteração da solidão, na busca de uma ética em compartilhamento daquele “Belo” que cada um pode divisar. E, infrutíferas que são, têm me sido incentivo constante de plantá-las, regar e esperar de face ao céu. Às vezes, claro, nada brota. Já em outras...
As coisas simplesmente acontecem. Posso dizer que é essa a sensação que tenho ao participar do Projeto Arte-RN, cuja pesquisa inclui a compilação digital dos Artistas em atividade do Rio Grande do Norte, e, obviamente, circulação de seus dados entre nós, Professores. Um trabalho absolutamente inédito, e de inegável relevância.
     Em seu blog (http://projetoartistasnorn.weebly.com), a empreitada se define nas seguintes palavras: “O projeto objetiva realizar registros audiovisuais de artistas que estão atuando no Rio Grande do Norte-RN,  neste século, começando por Natal e devendo, em seus desdobramentos, incluir Currais Novos, Mossoró e outras cidades.
    Este registro servirá como material didático, no formato DVD, que poderá ser utilizado tanto por professores e alunos do curso de Artes Visuais quanto por professores das escolas municipais e estaduais, podendo ainda servir como fonte para pesquisadores das áreas de História, Comunicação Social, Antropologia e Educação, por exemplo.”
Cabe aqui um forte “parabéns” a todos os envolvidos no Projeto, e a certeza de que nos veremos ainda muitas vezes, na invenção de um ser artístico tal qual aquele que sonhamos! Vida longa ao Arte-RN!

     Os coordenadores do Projeto, Nivaldete Ferreira e Marcos  Andruchak, acompanhados pela estudante Marilha Souza.


     Marilha abre o fórum do Arte-RN no Departamento de Artes, UFRN.




Nenhum comentário:

Postar um comentário